Pintar rapidamente parece estar em desacordo com a obtenção de excelentes resultados, mas é assim que muitos pintores profissionais ganham a vida. Você também pode pintar mais rápido, sem sacrificar a qualidade, usando as dicas aqui mostradas. Alguns desses métodos são contrários aos conselhos de pintura que você já ouviu há anos, mas eles funcionam. Eles vão te economizar tempo e ainda deixar um acabamento profissional.
Para esse artigo, vamos contar com o especialista em pintura Bill Nunn. Bill é um pintor veterano e o presidente da pintura William Nunn. Os truques e técnicas que ele mostra aqui são de 32 anos de experiência pintando centenas de casas e apartamentos. Além de ser um pintor super-eficiente, Bill deixa um acabamento impecável em madeira, paredes e tetos.
Limpe rápido com TSP
Você deve começar com uma superfície limpa para a tinta aderir bem nas paredes já pintadas e na madeira. Use uma esponja e um limpador de fosfato trissódico (TSP) para limpar rapidamente a sujeira e fuligem. Compre o concentrado TSP e misture com água – é mais econômico do que o TSP líquido.
Limpe toda a área com TSP, ele vai ajudar a tinta a ter uma melhor aderência. E use-o nas cozinhas para limpar a graxa das paredes, nos banheiros para remover o cabelo e em torno de interruptores de luz para remover as impressões digitais. Use luvas de borracha e arraste os punhos para evitar que a solução TSP escorra pelo seu braço.
Cubra a tinta para mantê-la fresca
A tinta seca rapidamente, inclusive na sua bandeja de rolos. Se você precisa fazer uma pausa por mais de 10 minutos, cubra a tinta. Coloque uma tampa no seu balde de tinta e um pano úmido sobre o recipiente de pintura de mão. Use papel alumínio para cobrir sua bandeja de rolos. Se você não fizer isso, a camada que se forma no topo da tinta pode acabar em suas paredes. Esse também é um truque para armazenar pincéis durante a noite.
Pinte os cantos de uma parede por vez
Uma vez que você tem o pincel na mão, é tentador pintar os cantos do cômodo inteiro e do teto. Mas você obterá melhores resultados se você pintar os cantos de apenas uma parede e, de imediato, pintar a parede antes de iniciar a próxima. Isso porque se você pintar a parede imediatamente, enquanto a pintura de corte (dos cantos) ainda está molhada, elas se misturam muito melhor, reduzindo a chance de marcas nos cantos.
A maneira mais rápida de cobrir paredes
Todo mundo que tenha pintado tem uma técnica pessoal de pintar paredes. Bill aprimorou sua técnica ao longo de três décadas. É metódico, o que o torna rápido e eficiente. Ele também fornece cobertura uniforme.
Se você for destro, pinte a parede da esquerda para a direita (ficará mais natural quando estiver rolando). Carregue o rolo com tinta e pinte da base para o teto. Em seguida, role de volta para baixo (sem recarregar o rolo) para garantir que a parede esteja coberta. Carregue o rolo e mova-se alguns centímetros para a direita (o lado não pintado da parede) e role a altura total da parede novamente.
Quando você chegar ao topo, volte alguns centímetros para a esquerda (sem recarregar) e role para baixo para suavizar as corridas ou marcas de rodapé. Em seguida, recarregue o rolo e recomece o processo.
“Quando eu estou pintando uma sala que tem um teto de 8 pés, eu gosto de colocar uma alça curta no meu rolo em vez de usar os extensores mais comuns de 48 polegadas. O punho curto me dá mais controle sobre o rolo. E é mais fácil girar o rolo horizontal para rolar ao longo do rodapé e do teto “. – Bill Nunn