A parede da sua casa está necessitando de uma nova pintura? Que tal fazer uma coisa diferente? Para mudar totalmente o visual temos uma ideia superinteressante de decoração que vai deixar a sua casa parecendo nova. Segue um passo a passo para aplicação da textura grafiato.
Essa é uma textura super diferenciada, muito bonita, que vai dar um toque especial de ranhuras na parede, deixando-a linda. E o melhor de tudo que você mesmo pode fazer, sem precisar de contratar um profissional para executar esse serviço. Isso vai deixar o trabalho mais muito barato e divertido, podendo unir toda a família. Vamos então ao trabalho.
Segue os materiais que serão utilizados
- Fundo Selador Acrílico
- Grafiato Rústico
- Tinta cor Camurça
- Desempenadeira de aço
- Desempenadeira de PVC
- Espátula de aço
- Mexedor
- Ferramenta Risca Fácil
- Luvas e Fita crepe
- Trincha ou rolo de pintura
Agora vamos descobrir como aplicar o grafiato passo a passo
1) Usando a fita crepe, proteja o rodapé, molduras de gesso e paredes laterais. A fita será importante para o bom acabamento.
2) Dissolva cerca de 5% de água limpa na embalagem de Fundo Selador Acrílico. Com o ajuda de um mexedor, misture bastante a mistura ficar homogênea. O objetivo do Fundo Selador é inibir a cor de fundo da parede, extrair partículas soltas, beneficiar no deslize da massa sobre a parede, além de influenciar diretamente na rentabilidade da textura.
3) Aplicando o Fundo Selador Acrílico – você pode usar uma trincha ou um rolo de lã, a opção da ferramenta depende do tamanho de sua parede.
4) Preparando a massa Grafiato – usando um balde, organizaremos a massa, para isso é necessário a diluição de 5 a 10% de água limpa. A diluição é importante, mas você deve seguir corretamente as orientações do fabricante.
5) Misture a massa – a diluição deve ser precisamente a mesma em todas as embalagens do Grafiato, especialmente se empregar a massa já pigmentada. Se usar a mesma quantidade de água evitará manchas de um lote para o outro.
6) A massa já ficando uniforme, aplique uma camada bem generosa sobre a desempenadeira de aço.
Dica: Evite trabalhar com ferramentas enferrujadas, elas são contaminantes, deixam a massa um pouco amarelada.
7) Espalhe a massa por igual, impedindo que uma das áreas carregue mais que a outra. Conserve sempre a mesma espessura. Aplique cerca de 3m² a 4m², pare e troque de ferramenta para que possamos fazer o efeito.
8) Sobre a massa desempenada, comprima o pente, passe de cima para baixo como se escovasse a massa, desça bem devagar. Enquanto no processo tradicional, seria necessário movimentar verticalmente a desempenadeira de PVC cerca de 5 a 7 vezes para alcançar o mesmo resultado.
9) A massa ficará “arrepiada” de acordo com o processo.
10) Para remover tais rebarbas citadas acima, use a desempenadeira de PVC, através do mesmo efeito feito pelo pente, ou seja vertical. Veja que somente uma deslizada, o efeito já fica evidente.
11) Agora que terminamos a parede, retire com cuidado a fita que colocamos no início do processo e perceba o perfeito acabamento.
12) Para darmos continuidade a aplicação, é imprescindível aguardar cerca de 24 a 48 horas, tempo de secagem da massa. Ficando inteiramente seca, aloque novamente a fita crepe, agora faremos o efeito envelhecido.
13) Preparando a tinta – Dissolva cerca de 5% de água limpa, mexa até sua efetiva homogeneização. A ideia da tinta sobre o grafiato é colorir e também oferecer um efeito envelhecedor.
14) Para aplicação da tinta, é orientado usar Trinchas ou Pincéis, o rolo não preenche os vãos do relevo, enquanto os pincéis devido a película alcança uma boa profundidade. Faça movimentos verticais.
15) Ainda sobre a superfície “úmida” , usando um pano umedecido, enrole-o e sutilmente e por meio de movimentos verticais, remova o excesso. Perceba que nos poros do revestimento, a cor fica mais intensa enquanto nas partes superiores, o tom suaviza.
O efeito aveludado está pronto! Agora que você pôde verificar o quanto é fácil aplicar, faça você também.