Como pintar MDF

No comments yet

Como pintar MDF

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como pintar MDF, pois não sabem o que necessário ser feito antes de passar a tinta e se tem alguma tinta especifica para este tipo de madeira, e acabam ficando com medo de deixar a peça com falhas e um acabamento ruim.

Se você também deseja saber como fazer uma pintura em MDF, saber identificar qual o tipo de tinta para esta madeira e o passo a passo para deixar a pintura perfeita, acompanhe este artigo que iremos explicar.

O que é MDF?

Para melhor compreensão, vamos aprender o que é MDF e qual a diferença desta madeira com uma madeira maciça, aglomerado ou compensado.

A madeira do tipo MDF é produzida com fibras de madeiras florestais ecologicamente corretas. Estas fibras são ligadas através de uma resina sintética e compactadas junto com a ação de pressão e calor em uma prensa de ação contínua. Este procedimento deriva num produto mais resistente à usinagem do que o aglomerado, podendo ser torneado e entalhado; abrindo um grande leque de aplicação para este tipo de madeira.

Apesar de não ser completamente imune à água, o MDF é bem mais resistente à umidade do que o aglomerado; porém não é mais resistente à umidade do que o compensado. Agora vamos para a pintura em MDF.

Pré-tratamento do MDF para pintura

O pré-tratamento que precisa ser dado ao MDF é o mesmo aplicado a outros tipos de madeira. Numa sequência de 5 passos é possível você aprender como pintar MDF.

Pré-tratamento

Analisando que a peça em MDF jamais foi pintada, ela deve ser inicialmente lixada com lixa fina. Uma peça de MDF apresentará partes da chapa mais lisa que as outras partes da madeira onde ela foi cortada. Estas partes lisas também precisam ser lixadas para melhorar a aderência da tinta na madeira. Com o lixamento, também é possível o acerto da peça nos locais de emenda ou corte; aprimorando o aspecto visual da mesma. Utilize lixa para madeira 320 ou mais fina.

Limpeza

Mova todo o pó gerado na etapa de lixamento, utilizando um pano seco ou um aspirador de pó.

Aplicação de fundo

Aplique um fundo para madeira, caso for utilizar tinta a óleo ou esmalte, para acabamento. Aplicar selador para madeira, caso for usar verniz para o acabamento. Espere secar. Verifique o tempo de secagem para lixamento da tinta de fundo usada; e faça um lixamento leve superficial, para garantir uma boa aderência da próxima demão. Terminado o lixamento, faça uma limpeza com pano seco, removendo todo o pó gerado.

Reparos ou nivelamento

Caso seja necessário reparos ou nivelamento da madeira, aplique massa própria para madeira, com o ajuda de uma espátula flexível ou desempenadeira de aço, corrigindo assim todas as imperfeições. Espere a secagem total da massa e lixe novamente para nivelar a superfície. Atenção para a compatibilidade da massa com a tinta usada anteriormente. O ideal é que a massa seja a indicada pelo fabricante das tintas aplicadas.

Acabamento

A tinta para madeira MDF é a mesma aplicada em qualquer madeira, sendo assim não existe tinta especial para MDF.

Ao escolher o verniz ou tinta a ser aplicada, o produto selecionado deve ter 2 características muito importantes para que o seu trabalho não seja perdido:

1. Deve ser combinado com a tinta de fundo e com a massa; caso esta última tenha sido usada;
2. Deve ser apropriada ao ambiente onde a peça vai estar; se é ambiente interno ou externo.

Aplique 2 demãos de tinta ou verniz de acabamento. Após aplicação da primeira demão, espere o tempo de secagem para lixamento; informado pelo fabricante; e promova um lixamento leve usando lixa fina. Remova todo o pó gerado com pano seco ou aspirador de pó e aplique a segunda demão.

Dica final

Para finalizar fica a dica, na hora de escolher a tinta ou verniz e a massa; adquira todos do mesmo fabricante e averígue se o fabricante admite a aplicação de um produto sobre o outro. Isto vai evitar problemas de incompatibilidade de tintas na sua pintura.

Para sua proteção, fica a sugestão de usar os EPIs (equipamentos de proteção individual) apropriados a cada trabalho sendo eles:

  • Óculos de proteção
  • Luvas de borracha
  • Máscara para pó
  • Máscara para vapores orgânicos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *